Hoje meu cabelo acordou lindo e maravilhoso. Sabe aquele sujo capa de revista? Pois é. Mas estava sujo. Então eu o lavei e, vocês já devem saber, ele ficou horrível.
Faz anos que isso acontece, mas só refleti a respeito hoje. Talvez eu seja neurótica de pensar algo mais profundo sobre isso, mas de médico e louco todo mundo tem um pouco. Então vamos lá.
Mudanças nunca são fáceis de encarar. Já li muitos posts em outros blogs falando sobre, mas sabe quando você está no centro de um tornado? Então, essa sou eu, um pouco perdida, sem controle da situação e, por que não?, um tanto surda para conselhos. E sei que serei arrastada por esse tornado, até um ponto seguro, sobre o qual vou me fixar e ser capaz de reaver minha segurança em caminhar.
Seu cabelo está sujo e você sabe que algo precisa ser feito. Mas ele está tão bonito... por que mexer em um time que está ganhando? Você não sabe como ele ficará depois de ser lavado, afinal. Então o pior acontece: ele ganha frizz e parece ressecado. Mas está limpo. Quanto vale fazer o que é certo, mesmo sem se sentir seguro disso?
Eu sei, a comparação pareceu tosca, mas se me levou a refletir a respeito, então foi bastante válida.
A maioria de nós sabe o que é o certo e o que é errado, embora essas noções, hoje, sejam distorcidas e eternamente discutidas. Não estou aqui para filosofar sobre, mas para dizer que muitas vezes fazer o certo nos dói tanto, que nos perguntamos qual o erro de deixar as coisas como estavam. Normalmente, custa muitas lágrimas, mas você ganha leveza de espírito e de consciência. E todo mundo ganha isso, qualquer que seja sua noção de correto e impróprio.
Depois as coisas mudam e as águas se dividem. Num primeiro momento, nada está certo, nada é legal. E tudo é revolta e tudo é insatisfação. "Por que fiz aquilo?". Nessas horas não se arrependa. Deixe para se arrepender depois, quando a poeira baixar e você tiver plena noção de tudo que sua decisão acarretou. Isto é, se esse arrependimento surgir. Não vou sugerir que não tenham medo das mudanças, porque todo ser humano satisfeito com sua dada situação tem. Tome sua decisão, seja baseada nas palavras alheias, seja baseada em sua intuição, mas não fique em cima do muro - raramente os indecisos se sentem bem e esses, sim, costumam ter mais coleções de arrependimentos que os demais.
Tome sua decisão e depois de todas as consequencias amainadas, ouse analisar se ali cabe toda a lamentação que você julgava haver quando a tempestade caía. Muitas vezes nós mesmos sacudimos demais o copo e criamos nossa própria tempestade.
Se, depois de todo o caos, você perceber que seu drama era o grande problema e que, na verdade, a mudança te fez sorrir mais, então junte-se a mim e dê uma gargalhada. Porque depois do meio-dia, o cabelo cansa de rebeldia e volta a seu estado tranquilo. Porque a vida tem dessas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário